O PMI-MG

Fundado em Março de 1999 o Capítulo de Minas Gerais tem sido reconhecido em nível nacional pela sua conduta de firmeza ética e abertura à inovação e ao diálogo.

No site voce fica sabendo com detalhes dos nossos Eventos e recebe notícias sobre gerenciamento de projetos no Brasil e no exterior. Além disso tem acesso a artigos, palestras e dicas gerais sobre Gerenciamento de Projetos. No Fale Conosco, que é um canal aberto da Direção do PMI-MG com a comunidade, você participa sugerindo novas ações para o Capítulo e inteirando-se do significado de terminologias e processos do PMI, como Filiação e Certificação.

Programa de Voluntariado é uma das iniciativas de maior sucesso do Capítulo.
Profissionais de gerenciamento de projetos, de diferentes níveis de conhecimento e experiência, podem atuar, apoiados por uma pequena estrutura de PMO, em projetos formulados pelo próprio PMI-MG e de interesse da comunidade mineira de GP. Esses projetos, que têm sempre como Sponsor um representante da Diretoria do Capítulo, são desenvolvidos dentro dos padrões de técnicas e métodos disseminados no PMBOK.

Os Eventos Técnicos Mensais, apresentações no IBMEC, conduzidos por especialistas, sobre temas de interesse conceitual e prático, ganharam espaço certo na agenda dos profissionais de nossa comunidade de GP.

Navegue pelo nosso site, conheça gerenciamento de projetos, avalie nosso trabalho, participe e envie-nos suas sugestões.

Nossos Compromissos

  • Promover o profissionalismo e a ética na Gestão de Projetos.
  • Estimular a dedicação da Gestão de Projetos no beneficio da Sociedade.
  • Prover um fórum para livre troca de idéias, experiências e soluções em Gestão de Projetos.
  • Identificar e promover os fundamentos da Gestão de Projetos, buscando consolidar um corpo de conhecimento que levem ao sucesso a Gestão de Projetos.
  • Prover uma interface entre usuários e fornecedores de softwares voltados para a Gestão de Projetos.
  • Encorajar o desenvolvimento e a pesquisa nas universidades e industria da Gestão de Projetos.
  • Fomentar contatos entre instituições, em nível mundial , e colaborar em assuntos de interesses comuns

Políticas

O PMI MG é uma associação sem fins lucrativos permanentemente dedicada ao fomento da efetiva aplicação da ciência e das práticas de Gerenciamento de Projetos em sua área de atuação – o Estado de Minas Gerais

Consistente com o seu Estatuto de Operações e alinhado às práticas do PMI Global, o PMI MG, dentro de sua área de atuação, deve:

  • estimular o desenvolvimento do profissionalismo na comunidade de gerenciamento de projetos
  • contribuir para a qualidade e o escopo do gerenciamento de projetos em geral
  • estimular a adequada aplicação do gerenciamento de projetos visando o bem do público em geral
  • ser um fórum reconhecido de fomento à troca livre de idéias, aplicações e soluções de questões específicas de gerenciamento de projetos entre os membros do Capítulo e demais interessados em GP.
  • identificar e promover os fundamentos do gerenciamento de projetos e buscar o desenvolvimento do Corpo de Conhecimento de GP para melhoria do processo de gerenciamento de projetos
  • colaborar com universidades, instituições educacionais e entidades em geral buscando contribuir, nos itens específicos de processos e áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, para uma correta educação e desenvolvimento de carreiras profissionais
  • influir e/ou orientar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e empresariais no campo de gerenciamento de projetos
  • interagir em nível nacional com outros Capítulos brasileiros e instituições públicas e privadas, no que diz respeito a gerenciamento de projetos, colaborando no desenvolvimento de matérias de interesse e benefício mútuos.
  • Identificar, fomentar, desenvolver e preservar, na comunidade de gerenciamento de projetos, princípios e padrões profissionais, éticos e de liderança

O PMI MG, por meio de convênios de parceria com órgãos educacionais e entidades públicas ou privadas, apoia, orienta e incentiva a adesão destas organizações aos padrões de conhecimentos, técnicas, ferramentas e processos reconhecidos como as melhores práticas de gerenciamento de projetos, conforme preconizado no PMBOK ( Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos) e demais documentos padrões divulgados pelo PMI Global

O PMI MG divulga, sem nenhuma exclusividade, qualquer produto e/ou serviço de gerenciamento de projetos, desenvolvidos por organização dentro de sua área de atuação, cuja aderência do conteúdo técnico aos padrões do PMI é garantida por profissional, representante daquela organização, que tenha certificação profissional concedida pelo PMI Global e que se responsabilize pelas informações a serem divulgadas

O PMI MG busca, por meio de uma ampla participação de voluntários, em especial seu corpo de membros, fomentar, desenvolver e disseminar padrões e princípios técnicos, profissionais, e éticos, contribuindo para o fortalecimento da carreira do gerente de projetos e o desenvolvimento das práticas de GP na sua área de atuação. Para isto desenvolve, conforme as necessidades da comunidade de GP e sociedade em geral, e sob sua liderança, um conjunto de Programas de Participação Voluntária abertos aos membros.

Destaques