Certificação PMI-PBA

A análise de negócios auxilia você a trabalhar com as partes interessadas para definir os requisitos de negócio para que você possa moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso.
Dependendo da estrutura da organização, a análise de negócios pode se tornar uma função dedicada ou híbrida, em que uma pessoa desempenha múltiplas funções. Independentemente de quem desempenhá-la, gerenciar requisitos é fundamental para o sucesso global dos projetos.

Quais são os pré-requisitos?

Escolaridade mínima

Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente) ou Formação de quatro anos (bacharel ou equivalente)

 

Experiência mínima em Análise de negócios

5 anos (7.500 horas) dentro do período dos últimos 8 anos ou  Três anos (4.500 horas) dentro do período dos últimos oito anos

 

Experiência em projetos

2.000 horas trabalhando em equipes de projetos dentro do período dos últimos oito anos*

2.000 horas trabalhando em equipes de projetos dentro do período dos últimos oito anos*

 

Formação em análise de negócios

25 horas durante o piloto; 35 horas depois do piloto da certificação**        25 horas durante o piloto; 35 horas depois do piloto da certificação.

 

*O requisito de experiência de projetos pode ser incluído nas 7.500/4.500 horas de experiência em análise de negócios. Certificados PMP® ou PgMP® satisfazem este requisito.

 

**As horas de contato para PMI-PBA serão diminuídas durante o período piloto (12 de maio a 4 de agosto). Todas as candidaturas feitas depois do dia 4 de agosto necessitarão de 35 horas de formação ou treinamento em análise de negócios.

 

Para outras informações sobre os Requisitos da Certificação PMI-PBA® verifique o manual da certificação.

Leia o manual da certificação PMI-PBA®
Leia o manual sobre o conteúdo da prova PMI-PBA®
Veja quais são os materiais de referência da certificação PMI-PBA®

 

Como é a prova?

A prova é composta por 200 questões de múltipla escolha (25 são “pretest” e não afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de 4 (quatro) horas, sem intervalos.

A prova é precedida por um tutorial e seguida por uma pesquisa, ambos são opcionais e levam por volta de 15 minutos. O tempo usado para o estes itens não está incluído nas 4 horas da prova.

Quanto custa?

A inscrição para o processo de certificação custa US$ 405 para membros do PMI. O valor para não-membros é de US$ 555.

Re-certificação

O processo de re-certificação, chamado Continuing Certification Requirements (CCR) Program, tem como objetivo manter os credenciados atuantes no que diz respeito às suas atividades relacionadas à Análise de Negócios. Após obter a credencial PMI-PBA sua certificação é considerada ativa. Para permanecer com a credencial ativa é preciso reportar 60 PDU´s (professional development units) a cada ciclo de três anos. Os PDU´s podem ser obtidos de diversas formas:Cursos oferecidos por entidades reconhecidas pelo PMI (REP´s)

  • Educação formal
  • Auto-estudo
  • Publicação de artigos, participação em eventos, desenvolvimento de cursos etc.
  • Trabalho voluntário
  • Atividades profissionais em Análise de Negócios

Cada categoria confere um determinado número de PDU´s. Há também limites para cada categoria por ciclo de re-certificação.

Para mais detalhes sobre a credencial PMI-PBA, consulte o site da certificação.

Destaques