Acontece no PMI-MG – Julho/2017

Chegou julho e metade do ano já se foi! Mais o capítulo não para nem sai de férias! Muitas atividades acontecendo e muitas sendo planejadas. Faça parte disso e veja as novidades!


12o. Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG

Os preparativos para o 12o. Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG estão a todo vapor. Já temos keynotes e palestrantes confirmados com temas atuais e envolventes.

Este mês queremos ajudá-lo a convencer a liderança da sua empresa de que é imprescindível sua presença no congresso. Vamos dar 10 motivos, confira:

1) Contato direto com os keynotes e palestrantes;
2) O maior evento em gerenciamento de projetos de Minas Gerais;
3) Uma programação de alta qualidade com palestras abordando assuntos referente a Inovação, Carreira e Liderança;
4) Ambiente ideal para atualização de conhecimentos;
5) Oportunidade de alavancar seu crescimento profissional;
6) Ampliação de networking;
7) Presença de empresas e profissionais trocando experiências e melhores práticas;
8) Keynotes e palestrantes de renome no mercado e com grande experiênciaem gerenciamento de projetos;
9) Evento promovido pelo PMI-MG com sua credibilidade na comunidade de gerenciamento de projetos;
10) Possibilidade de se identificar novas oportunidades de negóciosrelacionados à área.

Não deixe de acompanhar as divulgações do congresso em nossas mídias sociais e acessando o site do congresso para conferir os palestrantes divulgados.

 


CONGP – Conferência de Gerenciamento de Projetos do Triângulo Mineiro Branch

SAVE THE DATE! CONGP vem aí!

O Seminário de Gerenciamento de Projetos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – PMI-MG cresceu e agora é o CONGP (Conferência de Gerenciamento de Projetos). O evento realizado pelo PMI-MG Triângulo Mineiro Branch já é considerado um dos maiores eventos sobre Gestão de Projetos do interior do Brasil e segue em sua 4ª edição, com palestras, workshop, networking, stands e muito mais!

Acesse o site do congresso para saber mais.


Como foi o Evento Técnico Mensal de Junho

Aconteceu no dia 28/06/2017, com a casa cheia, mais um Evento Técnico do PMI-MG que falou sobre Gestão de Riscos em Projetos Ágeis com a apresentação do tema pelo especialista Thiago Moreira.

De acordo com Thiago Moreira, embora não trabalhem com áreas e processos específicos dedicados à gestão e riscos, como fazem o PMBOK ou o PRINCE 2, os métodos ágeis são grandes veículos de redução de riscos e são considerados orientados a valor de negócio e a riscos.

A adaptação e flexibilidade para incorporação de mudanças, bem como as entregas frequentes e antecipadas, encorajadas pela abordagem ágil, permitem que o radar de riscos esteja sempre atualizado e que as ações de tratamento de riscos sejam priorizadas como parte do trabalho.

Os métodos ágeis, que sempre buscam a entrega de valor para negócio o mais cedo possível, enxergam o risco como uma dimensão de valor. Ou seja, riscos são fatores que podem aumentar ou reduzir a capacidade de um time ágil entregar valor. E dessa forma, as atividades de gerenciamento de riscossão sempre consideradas, avaliadas e priorizadas assim como qualquer outra atividade do escopo do projeto, fazendo com que os riscos estejam sempre em foco e não sejam tratados à parte.

Práticas como backlog ajustado ao risco, a utilização de spikes, kanbansajustados ao risco e gráficos de burndown de riscos permitem que este mindset seja manifestado nas atividades de planejamento, execução e controle dos projetos.

Aproveite e já reserve sua agenda para os próximos eventos técnicos:

27/07/2017 (Quinta-feira): Coaching na Gestão de Projetos

26/08/2017 (Sábado): Habilidades e competências essenciais do Gerente de Projeto


Como gerir projetos de sucesso em cenários desafiadores

No último dia 4 de julho, o presidente do PMI-MG, Moisés Luna, proferiu palestra no IBS/FGV sobre “Como gerir projetos de sucesso em cenários desafiadores?”. A pergunta nos leva a refletir sobre o que seria sucesso em projetos. Seria agradar ao cliente, terminar o projeto mais rápido, gastar menos recursos? Acreditamos que a melhor medida de sucesso em projetos é cumprir o planejamento. Com o novo triângulo dos talentos do PMI, isso reforça ainda mais a necessidade do gerente de projetos pensar nos aspectos técnicos do projeto, de liderança e de gestão estratégica e negócios. A visão do negócio tem que acompanhar a evolução do projeto, afinal, será que valeria a pena executar um projeto tecnicamente perfeito, entregando no prazo e gastando o que havia sido planejado, mas o resultado de negócio se mostrar pífio? Esse é um assunto que merece discussão e maior conscientização por parte do gestor de projetos, que coloca em cheque inclusive valores éticos.

O que às vezes o gerente de projetos esquece é sobre o gerenciamento de benefícios. Todos os membros do PMI e do PMI-MG têm acesso à publicação Pulse of the Profession, do PMI, e as últimas duas edições (inclusive com opção de acesso em português) destacam a necessidade e importância de planejar e medir os benefícios que entregamos com os projetos. Certamente, ao fazer isso, estaremos contribuindo para o aumento da taxa de sucesso dos nossos projetos. Como membro do PMI você pode ter acesso a essa publicação acessando AQUI.

A palestra compartilhou também estatísticas globais do PMI, publicadas nas últimas edições do PM Today®. O PMI hoje conta com mais de 484 mil membros, em 210 países e 286 capítulos. Ainda segundo o PM Today, existem mais de 5,5 milhões de cópias do PMBOK® em circulação e são mais de 800 mil profissionais com pelo menos uma certificação do PMI, no mundo inteiro. Esses números ratificam que cada vez mais a cultura de projetos é uma realidade mundial. A revista PM Today® está disponível, inclusive em português, para todos os membros do PMI acessando AQUI.

A palestra ainda buscou compartilhar informações sobre uma pesquisa recente que o PMI realizou por meio da Anderson Economic Group. Segundo a pesquisa, que apresenta um cenário previsto para os próximos 10 anos, “em todo o mundo, existe um gap crescente entre as necessidades dos empregadores de mão de obra qualificada em gerenciamento de projetos e disponibilidade de profissionais qualificados para preencher esses papéis”. A pesquisa foi realizada em 11 países, incluindo o Brasil, e revela que as posições que requerem habilidades em projetos estão em crescimento, porém existe uma previsão potencial de perda de US$ 207,9 bilhões de dólares no PIB até 2027 entre os países pesquisados. Esse quadro pode ser revertidocom o desenvolvimento de talentos e profissionais com capacidade para alta gestão técnica alinhada aos objetivos de negócio da organização. Um grande desafio para nós, gerentes de projetos em exercício, que precisamos constantemente pensar sobre como podemos potencializar nossa influência para tornar os nossos projetos bem sucedidos.


Nova turma do Preparatório para Certificação PMP®

O PMI-MG abre a 27ª turma do Curso Preparatório para a Certificação PMP, com início programado para 04 de agosto de 2017.

Com carga horária de 60 horas, as aulas serão distribuídas em horários compatíveis com o trabalho e estudo, às sextas a noite e sábados de manhã.

O diferencial do curso preparatório do PMI-MG é o foco na certificação, ou seja, as aulas não objetivam ensinar o gerenciamento de projetos aos alunos, mas sim prepará-los para obter êxito no exame, a partir de direcionamento prático do conteúdo para resolução de questões e muitas dicas dos professores, todos certificados, que têm muita bagagem para compartilhar.

Torne o caminho para alcançar seu o objetivo da certificação mais curto e direto.

Para se inscrever, acesse o site de inscrição.


XII Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança

Aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de Junho de 2017, no Expo Unimed, em Curitiba – Paraná, o XII Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança. O evento, que está na sua décima segunda edição, foi promovido pelo PMI Paraná Chapter com o apoio dos outros 14 capítulos Regionais do PMI no Brasil.

O PMI-MG marcou presença com o Presidente, Moisés Luna, o Diretor de Certificação e Desenvolvimento Profissional, Pedro Paulo Coutinho, a Diretora de Administração e Finanças, Luciana Horst e a Mentora do PMI, Myrian Moura, além dos Executivos Nomeados Marcelo Neves e Sávio Magalhães, que trabalhou como voluntário na equipe de Parcerias e Patrocínio do XII CBGP.

Foram momentos excelentes com oportunidades para desenvolver e fortalecer competências técnicas e comportamentais ligadas à liderança, comunicação, gestão estratégica e gerenciamento de projetos, além de fazer benchmarking e trocar experiências com officers e voluntários de outros capítulos.

 


Vagas para Voluntariado

Vagas para Voluntariado

Ainda temos vagas de voluntariado em aberto! Não perca a chance de se envolver!

Cadastre-se na plataforma VRMS (Volunteer Relationship Management System)e confira as diversas iniciativas previstas!

 

Publicado em 17 de julho de 2017 por admin em Sem categoria

Destaques