Preparatório para Certificação PMI-ACP® – Turma 03

O PMI-MG oferece aos seus membros e à comunidade de interessados em Gerenciamento de Projetos o Curso Preparatório para o Exame de Certificação PMI-ACP® – Agile Certified Practitioner.

Atualmente, esta é a certificação que mais cresce entre as ofertadas pelo PMI®. 

O relatório 2015 Pulse of the Profession® demonstrou que organizações que adotam práticas ágeis e que necessitam responder rapidamente às constantes mudanças de posicionamento de mercado, gerar inovações e se adaptar rapidamente, conseguem entregar seus projetos com maior índice de sucesso que organizações menos flexíveis e mais prescritivas.

A certificação PMI-ACP® carrega um alto nível de credibilidade profissional, pois requer uma combinação de treinamento ágil, experiência de trabalho em projetos ágeis e o exame sobre os princípios ágeis, práticas, ferramentas e técnicas. Além disso, abrange muitas abordagens ágeis como Scrum, Kanban, Lean, programação extrema (XP) e desenvolvimento orientado a testes (TDD), não focando em um determinado framework, prática ou metodologia.

Por isso, não deixe de se inscrever nesse preparatório e turbine sua carreira.

Quero conquistar minha certificação PMI-ACP®

 

Publicado em 13 de outubro de 2017 por admin em Sem categoria

Webinar – Ferramentas e Técnicas em GP: estudo de caso com software livre colaborativo – 10/10/2017

Palestrante: Delermando Branquinho Filho
Realizado em: 10 de Outubro de 2017

Este Webinar é essencialmente “mão-na-massa”!
Veremos um Estudo de Caso onde serão apresentadas ferramentas, técnicas e software para gerenciamento de projetos. Vamos criar uma EAP e o Diagrama de Rede determinando o caminho crítico sem esforço. Criaremos um cronograma com poucos dados, como por exemplo, duração das atividades e suas dependências. O gerenciamento e nivelamento de recursos será revisitado para mitigar impactos no tempo e custo. Usaremos um controle de custos de forma prática.
Ao final faremos um Status Report do projeto.
Tudo isso utilizando um software livre colaborativo!

Publicado em 11 de outubro de 2017 por admin em Sem categoria

Tendências emergentes e novidades do Guia PMBOK® 6ª edição

De acordo com o dicionário, tendência é inclinação, disposição natural que leva algo ou alguém a se mover em direção a outra coisa ou pessoa. É orientação,  evolução de alguma coisa num sentido determinado. É vocação, propensão que orienta alguém a fazer ou realizar determinada coisa. E também é movimento,  direcionamento comum de um grupo determinado.

Essas definições nos levam a refletir do que hoje está sendo inclinação, orientação, vocação e movimento. E o PMI está sempre olhando esses pilares para trazer para seu conteúdo e conhecimento essas tendências, vislumbrando sempre o futuro do trabalho do Gerente de Projeto.

Por isso, convidamos você a fazer, conosco, algumas reflexões das tendências emergentes que ocasionaram as mudanças no principal guia do PMI e como podemos trazer o conhecimento contido no Guia PMBOK® 6ª edição para a realidade dos nossos projetos no dia a dia.

Então não perca o próximo evento técnico do PMI-MG.

19/10/2017 às 18:30 às 20:30

Quero refletir sobre essas tendências

 

Publicado em 10 de outubro de 2017 por admin em Sem categoria

Ferramentas e Técnicas em GP: um estudo de caso com software livre colaborativo

Já pensou em essencialmente colocar a “mão-na-massa” em um projeto? Saber e utilizar ferramentas, técnicas e software para gerenciamento de projetos?

Por isso, no webinar do PMI-MG de outubro, veremos um Estudo de Caso onde serão apresentadas ferramentas, técnicas e software em um caso real de gerenciamento de projetos.

Vamos criar uma EAP e o Diagrama de Rede determinando o caminho crítico sem esforço. Criaremos um cronograma com poucos dados, como por exemplo, duração das atividades e suas dependências. O gerenciamento e nivelamento de recursos será revisitado para mitigar impactos no tempo e custo. Usaremos um controle de custos de forma prática.

E ao final faremos um Status Report do projeto. Tudo isso utilizando um Software Livre Colaborativo!

Então não perca o próximo webinar do PMI-MG.

10/10/2017 às 20:00 às 21:15

Não posso perder esse webinar

 

Publicado em 4 de outubro de 2017 por admin em Sem categoria

ELEIÇÕES CONSELHO FISCAL PMI-MG BIÊNIO 2018-2019

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS  

O Conselho Consultivo do PMI-MG, de acordo com as orientações contidas no Estatuto Social do PMI-MG, convida os associados do PMI – Capítulo Minas Gerais para concorrerem a cargos do Conselho Fiscal com mandatos no período de 1 de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2019. A eleição, pelo Sistema de Voto Eletrônico, ocorrerá de 13 a 23 de novembro de 2017.

Serão eleitos para o Conselho Fiscal do PMI-MG, biênio 2018 – 2019:

  • 3 Membros Efetivos, sendo 1 Presidente;
  • 1 Membros Suplente.

Definição sobre requisitos, forma, prazo e conduta de participação dos Candidatos

  1. Requisitos de Elegibilidade:

– Conforme previsto no Regulamento Eleições 2017.

  1. Documentos necessários de cada Candidato:

– Verificar espécie, volumes e formatos conforme estabelecido no Regulamento Eleições 2017.

  1. Entrega dos Documentos e Prazo:

– Enviar e-mail endereçado a eleicoes@pmimg.org.br, no máximo até o dia 19 de outubro de 2017.

– Verificar o conteúdo necessário do e-mail (Assunto, Mensagem e Anexo) no Regulamento Eleições 2017.

  1. Limitações e Conduta:

– Para se candidatar, o filiado deverá observar e estará sujeito às políticas, procedimentos e diretrizes estabelecidas no Regulamento Eleições 2017.

Verifique todo o Regulamento Eleições 2017. Quaisquer dúvidas sobre as eleições deverão ser submetidas ao Conselho Consultivo do PMI-MG via e-mail eleicoes@pmimg.org.br.

Conselho Consultivo
PMI Capítulo Minas Gerais
Belo Horizonte, 4 de outubro de 2017

 

Publicado em 3 de outubro de 2017 por admin em Sem categoria

É possível tratar nossos esportes como projeto?

Os frameworks e as ferramentas utilizadas para o gerenciamento de projetos podem ser aplicados em situações do dia-a-dia, facilitando como os problemas são tratados e as dificuldades enfrentadas. Para esclarecer esta afirmação basta associar a gestão de projetos com a prática esportiva.

Vejamos como seria a visão de um profissional do gerenciamento de projetos que vai participar do MovimentaGP do PMI-MG, no dia 08/10 as 08:00 hrs, na Pampulha.

O objetivo do projeto é a completar uma corrida de 8km na Pampulha. Como premissa será adotado que o profissional dispõe de boa saúde e não tem restrições físicas. Uma boa opção para este profissional seria identificar e envolver os principais stakeholders desse projeto: esposa, filhos, amigos, treinador, colegas de trabalho, enfim, qualquer pessoa que vá contribuir ou incentivar para que seja possível alcançar o resultado do projeto. O próximo passo é avaliar os recursos necessários: um bom tênis, uma roupa adequada, inscrição na corrida, etc.

Mesmo sem conhecer todos os passos e detalhes sobre o treinamento, pode ser feita uma priorização do que é mais importante agora, isso é gestão ágil. Conversar com os stakeholders para definir frequência de treino e visão de sucesso sobre a prova é uma excelente forma de evitar expectativas irrealistas e compartilhar conhecimento e aprendizado.

Agora é hora de executar o que foi planejado, sempre buscando adaptação às inevitáveis mudanças e imprevistos.

Corrida encerrada, é hora de comemorar com os stakeholders e avaliar as lições aprendidas, sempre em busca de melhorar a performance.

A execução de um projeto não requer necessariamente amontoados de documentos ou análises complicadas, trata-se de envolver as pessoas e priorizar esforços para que não falte fôlego na reta de chegada.

Vai perder a chance de executar esse projeto?

Não quero perder esse projeto

 

Publicado em 27 de setembro de 2017 por admin em Sem categoria

Webinar – Por que apenas o GP ágil domará modelos híbridos e ágeis? – 12/09/2017

Palestrante: Fábio Cruz
Realizado em: 12 de Setembro de 2017

A Agilidade veio para ficar, e independente dos ambientes de projetos que trabalhamos, precisamos entender como o Ágil influencia os nossos projetos, e como nossas atuações enquanto gestores pode impactar e influenciar a agilidade nas nossas organizações.

Os gerentes de projetos não podem se limitar mais a conhecer e aplicar apenas as boas práticas conhecidas como tradicionais, é preciso conhecer, compreender e aplicar a agilidade de modo a se tornar um gerente ágil de projetos, um profissional não só antenado com as atualidades da área, mas a par dos benefícios e ganhos que o mindset ágil e a sua transformação em resultados pragmáticos pode trazer aos seus projetos, times e organização.

Durante um tempo, o Ágil foi considerado modinha pelos mais tradicionais, porém atualmente, você poderá ser um gerente de projetos “fora de moda” se não incluir o Agile em sua caixa de ferramentas, então participe deste webinar e entenda como começar com os modelos híbridos e se aprofundar no Agile.

Publicado em 14 de setembro de 2017 por admin em Webinar

Webinar PMI-MG – Setembro/2017 – Agilidade

A agilidade veio para ficar, e independente dos ambientes de projetos que trabalhamos, precisamos entender como o ágil influencia os nossos projetos, e como nossas atuações enquanto gestores pode impactar e influenciar a agilidade nas nossas organizações.

Os gerentes de projetos não podem se limitar mais a conhecer e aplicar apenas as boas práticas conhecidas como tradicionais, é preciso conhecer, compreender e aplicar a agilidade de modo a se tornar um gerente ágil de projetos, um profissional não só antenado com as atualidades da área, mas a par dos benefícios e ganhos que o mindset ágil e a sua transformação em resultados pragmáticos pode trazer aos seus projetos, times e organização.

Durante um tempo, o ágil foi considerado modinha pelos mais tradicionais, porém atualmente, você poderá ser um gerente de projetos “fora de moda” se não incluir o agile em sua caixa de ferramentas.

Então venha discutir esse assunto conosco e entenda como começar com os modelos híbridos e se aprofundar no agile.

Venha saber mais sobre esse assunto.

12/09/2017 às 20:00 às 21:15

Quero saber mais sobre Agilidade

Publicado em 5 de setembro de 2017 por admin em Sem categoria

Acontece no PMI-MG – Agosto/2017

12o. Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG

Os preparativos para o 12o. Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG estão a todo vapor. Já temos todos os keynotes confirmados e nossa grade já está fechada. 

O Chef francês Erick Jacquin estará presente com seu “tompero” especial. Erick Jacquin é um dos mais importantes chefs franceses em atividade no Brasil, onde integra a equipe de jurados de um reality gastronômico.

Karina Oliani falará sobre “Qual é o seu Everest?”, pois ela é a mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest e a primeira sul-americana a chegar ao topo do mundo pelas duas faces da montanha (2013 e 2017).

Paulo Caroli, consultor principal da ThoughtWorks Brasil, dividirá seu conhecimento sobre “Inovar ou morrer: Uma questão de sobrevivência para empresas”, onde discutirá sobre agilidade e inovação no mundo corporativo.

E Luciano Salamacha, palestrante, professor e consultor de empresas, fala sobre stakeholders de uma forma que você nunca viu com a “MATRIZ STAKEHAND – como a neurociência pode potencializar o relacionamento humano”.

Além de tudo isso, teremos 2 workshops e vários outros palestrantes. É muito conhecimento e networking!

Não deixe de acompanhar as divulgações do congresso em nossas mídias sociais e acessando o SITE DO CONGRESSO para conferir todas as informações.

INSCREVA-SE. Faltam 22 dias!

 


PMI-MG na Mídia

Tem-se falado do PMI-MG na mídia! Você viu? Se não, confira abaixo alguns dos lugares onde estamos aparecendo. É o PMI-MG colocando a boca no mundo!

Jornal Estado de Minas

Site BH Eventos
http://www.bheventos.com.br/noticia/07-31-2017-belo-horizonte-recebe-o-maior-evento-de-gerenciamento-de-projetos-do-estado

Jornal Super Noticias

 

PMI-MG e sua estratégia

Nesse Acontece, vamos dar sequência à divulgação do MODELO DE NEGÓCIOS do PMI-MG, resultado preliminar da elaboração do seu plano estratégico.

“Um modelo de negócios descreve a lógica de captura, geração e entrega de valor por uma organização.” (Ostewalder; Pigneur, 2011, p. 14)

Anteriormente, apresentamos como funciona o “coração” do PMI-MG, ou seja, para quem nós servimos, qual a nossa proposta de valor, como entregamos essa proposta de valor e como nos relacionamos com o nosso público.

Relembre clicando AQUI!

Agora, após conhecer o “coração” do PMI-MG, saiba como fazemos acontecer!

Clique AQUI para visualizar o Business Model Canvas Estratégico do PMI-MG para 2017-2018.

 


1º Papo GP em Sete Lagoas

Aconteceu no dia 25/07/2017, um projeto que nasceu em Novembro de 2016, após uma conversa com o nosso atual presidente do capítulo sobre a potencialidade de se desenvolver um branch em Sete Lagoas.

Foram algumas reuniões de planejamento com a equipe de voluntários setelagoanos e vários ajustes até se chegar no modelo ideal para execução do 1º Papo GP.

Um evento que se tornou um marco para os profissionais em Gerenciamento de Projetos da cidade e região. A partir deste, serão realizados mensalmente outros eventos, sempre com o objetivo de agregar o máximo de valor a todos os participantes.

O Papo GP tem como objetivo trazer aos seus expectadores palestras e discussões referentes aos principais e atuais temas do universo do Gerenciamento de Projetos.

Neste primeiro evento realizado, de casa cheia, Deijangle Costa trouxe aos participantes o tema: “Gerenciamento de Riscos na era 4.0”. Com conceitos práticos, de forma clara e objetiva, evidenciou o avanço tecnológico que vivemos e a revolução da inteligência artificial, apelando para a tendência atual para a internet das coisas. Isso proporcionou aos presentes um excelente debate ao final da palestra com esclarecimentos de dúvidas e participação com opiniões dos presentes.

Aguardem as próximas notícias. Em breve divulgaremos as informações referentes ao 2º Papo GP PMI-MG em Sete Lagoas.

 

#MovimentaGP,
movimenta com o PMI-MG

Vem aí o primeiro evento esportivo do PMI-MG: MovimentaGP!!!

Defina seu ESCOPO: correr ou caminhar? 4 ou 8 km? Melhore seu TEMPO e quebre seu recorde pessoal.

Marque um encontro com as outras PARTES INTERESSADAS e colabore com a INTEGRAÇÃO desta equipe. Invista em sua QUALIDADE de vida, esta será uma excelente AQUISIÇÃO para sua vida e seu bem estar…

Não corra o RISCO de perder essa oportunidade…

No domingo, dia 08 de outubro, nos encontraremos no Marco Zero da Lagoa da Pampulha às 08:00h.

Saiba mais clicando AQUI!

 

5º Congresso Sergipano de Gestão, Projetos e Liderança e Reunião da Integração Nacional dos Capítulos Brasileiros

Nos dias 18 e 19 de agosto aconteceu, na cidade de Aracaju – Sergipe, o 5º Congresso Sergipano de Gestão, Projetos e Liderança e o presidente do PMI Minas Gerais foi convidado como palestrante desse evento, em que abordou o tema “A Arte da Persuasão: Estratégias de influências de partes interessadas em projetos”. A persuasão é uma habilidade essencial ao gerente de projetos, que deve influenciar positivamente todas as partes interessadas de modo a atingir os objetivos do projeto. É um conhecimento importante que deve sempre ser usado com ética e responsabilidade, enfatiza Moisés.

O evento contou com workshops com Adilson Pize abordando o modelo SPCanvas e o PSACanvas para seleção de projetos para o portfólio e também uma oficina sobre o trabalho com pessoas difíceis, além de palestras que abordam temas como o papel do gerente de projetos nas organizações, comunicação, métodos ágeis, planejamento estratégico e vários cases de sucesso.

Além do congresso, foi realizada também a reunião da integração nacional dos capítulos brasileiros. Essa reunião, que conta com a participação dos presidentes dos 15 capítulos brasileiros, tem como propósito a integração e disseminação de informações globais do PMI, com a participação de Hellen Almeida (PMI Chapter Partner Brazil) e ações locais dos chaptersbrasileiros, em que se estabelece sinergia para troca de conhecimentos e experiências com o propósito de melhorar o serviço e governança dos chapters brasileiros. São três a quatro reuniões no ano que visam capitanear esforços no intuito de gerar aprendizado e oportunidade de crescimento do chapter. Esses encontros têm sido essenciais para fortalecer o fomento do gerenciamento de projetos no Brasil como todo, destaca Moisés.

 

Oficina no EMCANTAR – Cultura, Educação e Meio Ambiente

Foi ministrada uma oficina junto à jovens adolescentes da ONG EMCANTAR, nos dias 20 e 23/06/2017, com duração total de 4 horas.

No primeiro dia foi realizada a abordagem sobre o tema GERENCIAMENTO DE PROJETOS, realizando um brainstorming com as duas palavras, reunindo as informações e abordando o assunto com os jovens.

Foi apresentado o assunto em um contexto simples e aplicável a realidade dos mesmos. Foi definido o que são projetos, exibido o ciclo PDCA e o método 5W2H e posteriormente demonstradas as 10 áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos.

No segundo dia foi aplicado um jogo com o nome “Ganhe quanto mais puder”, para demonstrar a habilidade de trabalhar em conjunto e a necessidade de ter uma visão do projeto como um todo e não em partes isoladas. A oficina foi finalizada com a execução do projeto Torre de Copos, que está disponível no material disponibilizado pelo PMIEF.

 

 


Preparatório PMP – Turma 27

No dia 04/08/2017, mais uma turma de Preparatório para Certificação PMP do PMI-MG foi iniciada. Muitos profissionais em busca de sua qualificação e aproveitando enquanto ainda não ocorreu a virada de versão do PMBOK.

 

 


Uberlândia recebe pela quarta vez um dos principais eventos de gestão de projetos do Brasil

Inovação, negociação e métodos ágeis de projetos são alguns temas abordados no CONGP – Conferência de Gerenciamento de Projetos PMI-MG. O evento, que era chamado como Seminário de Gerenciamento de Projetos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, agora em sua 4ª edição, adotou uma nova marca e identidade visual para tornar-se uma referência nas discussões sobre gestão de projetos no país.

O evento acontecerá no dia 23 de setembro no CDL Uberlândia com várias palestras, networking e exposição de soluções para o público.

Saiba mais sobre o evento clicando AQUI!


Vagas para Voluntariado

Ainda temos vagas de voluntariado em aberto! Não perca a chance de se envolver!

Cadastre-se na plataforma VRMS (Volunteer Relationship Management System) e confira as diversas iniciativas previstas!

Publicado em 31 de agosto de 2017 por admin em Sem categoria

ETM 08/2017 – Adotando a Perspectiva PSO para o gerenciamento de programas

O gerenciamento de programas tem a função de sincronizar as iniciativasde uma série de projetos e áreas afim de obter benefícios e gerar o valorpara o negócio. O gerente de programa é responsável por prover à organização a percepção de valor de negócio dos projetos e processos que estão em andamento. Um dos grandes desafios para o gestor de programasestá no gerenciamento dos diversos stakeholders envolvidos nos projetos, processos e iniciativas sob sua gestão. Neste cenário, habilidades interpessoais como liderança, inteligência emocional, comunicação, negociação e gestão de conflitos são essenciais para aumentar as chances de o programa alcançar os benefícios esperados.

No caso do gerenciamento de um programa global em especial envolvendo 5 países (Brasil, EUA, China, México e Índia) estes aspectos tornam-se ainda mais críticos por envolverem choque cultural, problemas de comunicação, entre outros.

É importante debater neste caso a importância do equilíbrio entre pessoas, metodologias/técnicas e a estrutura organizacional dando ênfase especiais nos aspectos comportamentais que são moldados pelas habilidades interpessoais necessárias ao gerente de programa.

Por isso, no Evento Técnico de Agosto do PMI-MG, apresentaremos o caso de um programa de desenvolvimento de um produto global para uma grande indústria multinacional envolvendo centenas de pessoas destacando o papel fundamental das habilidades interpessoais como comunicação, liderança e negociação alinhados a metodologia para gestão de programas no sucesso alcançado. Este programa teve seu lançamento primeiramente no Brasil alcançando todos os objetivos esperados pelo stakeholdersservindo como referência para os demais países que o lançaram em seguida.

A inscrição para os filiados do PMI-MG é gratuita!

Participe conosco do Evento Técnico de Agosto no dia 26/08/2017 a partir das 09:30, no IBMEC-BH.

Quero saber mais sobre perspectiva PSO

 

Publicado em 16 de agosto de 2017 por admin em Sem categoria

Destaques