Encontro Anual de Filiados do PMI-MG 2017

O PMI-MG tem prazer em te convidar para o nosso Encontro Anual dos Filiados! Reserve aí na sua agenda o dia 30 de Novembro, quinta-feira, às 18:30h.

Vamos apresentar os grandes resultados alcançados pelo PMI-MG em 2017, dar posse ao novo conselho fiscal e ainda teremos uma excelente palestra com o engenheiro de software do Google, Alex Susemihl.

Venha reencontrar seus amigos, fazer networking e compartilhar suas conquistas conosco!

Inscreva-se para o evento clicando AQUI!

 

Publicado em 17 de novembro de 2017 por admin em Sem categoria

Métodos de desenvolvimento de projetos no setor automotivo

O gerenciamento de projetos possui nuances e características próprias a cada setor, tanto é que o PMI destaca em seu triângulo de talentos a importância de conhecer o segmento onde o projeto está inserido.

Você sabe quais são as características e fatores mais importantes aos projetos do setor automotivo? Quais as principais metodologias de gestão utilizadas, as habilidades requeridas aos profissionais de projetos desse setor e qual a perspectiva para os próximos 10 anos?

Quem vai nos apresentar esse panorama é o Junio de Oliveira, no próximo Papo GP do PMI-MG, que será realizado em Sete Lagoas, no dia 28/11 às 19:30h.

Venha desenvolver seu triângulo de talentos e entender melhor como funciona o gerenciamento de projetos no setor automotivo, um segmento tão afetado pelo momento atual da economia e do debate sobre mobilidade.

Sua presença irá engrandecer o debate, não deixe de participar deste evento!

28/11/2017 às 19:30 hrs
IEC PUC MINAS Sete Lagoas

Publicado em 16 de novembro de 2017 por admin em Sem categoria

Mantenha-se atualizado com as publicações do PMI

Manter-se atualizado é vital ao sucesso e desenvolvimento de qualquer profissional, ainda mais em um ambiente tão dinâmico como o gerenciamento de projetos. O grande desafio da atualização profissional é ter acesso a informações de alta relevância, confiáveis e na hora certa.

Pode parecer complicado manter-se atualizado, mas todo esse processo se torna extremamente simples para os filiados do PMI-MG. O PMI é líder mundial na publicação de informações e conhecimento sobre gerenciamento de projetos, além disso, membros associados recebem as publicações em primeira mão e de forma gratuita!

Veja as publicações em que nossos associados têm livre acesso:

  • 6ª versão do Guia PMBOK: lançada em setembro 2017;
  • O novo Guia de Práticas Ágeis do PMI: lançado pela primeira vez em 2017;
  • A Revista PM Network® em Português: publicação mensal do PMI com as últimas ferramentas, técnicas e melhores práticas aplicadas a profissão;
  • PMI Today® em Português: boletim mensal do PMI para divulgar os últimos acontecimentos sobre eventos, atividade de voluntariado e serviços dos capítulos do PMI ao redor do mundo.
  • Project Management Journal®: um periódico acadêmico e de pesquisas. Destaca-se por apresentar as últimas técnicas de gerenciamento, pesquisa e teorias aplicadas na prática.
  • Pulse of The Profession: relatório feito a partir das informações do profissionais em todo o mundo. Mostra como as carreiras em gerenciamento de projetos estão se desenvolvendo e quais são as habilidades e competências mais relevantes no contexto atual.

Quer estar sempre atualizado com o que de mais novo há no gerenciamento de projetos? Filie-se ao PMI-MG e tenha sempre informação estratégica à sua disposição!

Quero ter acesso a todas essas publicações

 

Publicado em 13 de novembro de 2017 por admin em Sem categoria

PDUs!! Muitos PDUs!!

Dando sequência à série “Vantagens do Filiado”, vamos mostrar porque os profissionais certificados e filiados ao PMI-MG têm mais facilidade em manter suas certificações: o grande acesso a PDUs.

Para conquistar uma certificação do PMI o profissional de projetos não precisa ser filiado a entidade. Mas para manter sua certificação esse mesmo profissional precisa conquistar Unidades de Desenvolvimento Profissional, o famoso PDU. A obrigatoriedade em conquistar PDUs garante ao PMI que o profissional certificado está em plena atuação profissional e em constante atualização. Como exemplo podemos citar a certificação PMP, na qual o profissional precisa acumular 60 PDUs em um período de 3 anos para poder renovar sua certificação.

Sabe porque ser filiado ao PMI-MG torna essa jornada mais simples? É porque o PMI-MG oferece a seus filiados uma série de opções para conquista de PDUs, sendo muito mais fácil a manutenção da sua certificação. Filiando-se ao PMI-MG o profissional terá acesso:

  • Participação Gratuita em Eventos Técnicos Presencias: média de 16 eventos por ano. Cada evento confere 1.5 PDUs em média.
  • Participação gratuita nos Webinars: média de 12 eventos por ano. Cada evento confere 1 PDU ao participante.
  • Desconto em eventos (congressos, feiras, seminários e palestras técnicas) promovidos pelo PMI-MG e pelos demais capítulos do PMI no Brasil, bem como em eventos internacionais.

Tenha uma jornada em busca de PDUs muito mais simples e focada em experiências que efetivamente agreguem a sua carreira.

Filie-se ao PMI-MG!

Quero conquistar meus PDUs

 

Publicado em 9 de novembro de 2017 por admin em Sem categoria

Webinar – O que usar? Canvas, PM VISUAL, Método Ágil ou Cascata -Tradicional? Que confusão! – 06/11/2017

Palestrante: Robson Camargo
Realizado em: 06 de Novembro de 2017

Muitos projetos são aprovados baseado no ‘feeling’ ou experiência de um executivo, e nem sempre é a melhor alternativa para a definição da melhor solução a ser implementada para um problema. E como descobrir? Na base da tentativa e erro?! Não. Há técnicas para isso. E o DESIGN THINKING ou PDCA, são algumas formas para isso.

E depois que o projeto é aprovado? O que utilizar? CANVAS de Projetos, PM VISUAL, Métodos Ágeis ou Cascata? Muitos estão realmente perdidos, principalmente com os Métodos Ágeis tão em alta no momento.

Nesse webinar, Robson Camargo mostrará a sua abordagem de como descobrir a solução CERTEIRA para um problema e torná-lo um PROJETO consistente para a organização, ou seja, o ANTES, mostrar como isso se encaixa com a Gestão de Portfólio, e o DEPOIS que o projeto é aprovado quanto à melhor escolha do método a ser utilizado.

Publicado em 7 de novembro de 2017 por admin em Webinar

Conheça os instrutores do Preparatório para Certificação PMI-ACP® do PMI-MG

O caminho para conquistar sua Certificação PMI-ACP® passa por comprovar 21h de educação formal em práticas ágeis. E não há lugar melhor para um curso  preparatório do que o próprio PMI-MG! Hoje vamos apresentar os dois grandes profissionais que serão os instrutores do Curso Preparatório para a Certificação PMI-ACP® do PMI-MG.

Isabella Fonseca

Formada em Ciência da Computação pela PUC-MG e com especialização em Redes de Telecomunicações pela UFMG, desde 2010 atua também como Consultora de Processos de Desenvolvimento de Software e Serviços e Consultora de Implantação de Modelos Lean em empresas brasileiras. É certificada PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP®), Project Management Professional (PMP) e Certified Scrum Master (CSM) com 10 anos de experiência. Foi líder no SEPG, grupo de processos de Engenharia de Software, obtendo certificação MPS.BR Nível F e Nível C, incorporando grande abrangência do Scrum, XP e Lean Principles. É também professora de Engenharia de Software, Modelos de Qualidade (CMMI e MPS.BR) e Metodologias Ágeis em cursos de pós-graduação presenciais e à distância.

Junilson Souza

Engenheiro Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica e especialista em Engenharia de Software. Atua como Agile Coach, Consultor em Melhoria de Processo de Software da FUMSOFT e Gerente de Projetos do Serpro, possuindo as certificações PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP®), Project Management Professional (PMP), Certified Scrum Master (CSM), Implementador e Avaliador do MR-MPS/MPS.BR, ITIL V3 Foundation e Certified Tester Advanced Level (Test Manager CTAL-TM). Atua ainda como professor nas áreas Engenharia de Software e Gerência de Projetos nas instituições IGTI, Fumec, UNIBH, UNA, PUC MINAS e Pitágoras.

Com profissionais tão qualificados, você não irá perder esse curso preparatório.

O curso acontecerá de 10/11 a 02/12, as sextas e sábados. Venha estudar com esses excelentes profissionais e conquiste sua Certificação PMI-ACP®!

Eu preciso me certificar

Publicado em 2 de novembro de 2017 por admin em Sem categoria

ELEIÇÕES CONSELHO FISCAL PMI-MG BIÊNIO 2018-2019 – Candidatos Homologados

ELEIÇÕES CONSELHO FISCAL PMI-MG BIÊNIO 2018-2019 

CANDIDATOS HOMOLOGADOS

O Conselho Consultivo do PMI-MG, de acordo com as orientações contidas no Estatuto Social do PMI-MG, relaciona abaixo os candidatos que foram devidamente homologados e estão aptos a participar das eleições para o Conselho Fiscal.

O prazo para interposição de recurso é até 27/10, conforme o Regulamento das Eleições – Conselho Fiscal.

Candidatos Homologados:

– Ramon Pereira Batista – PMI ID: 1854346
– Francisco Deijangle Evangelista da Costa – PMI ID: 2342032
– Sérgio Augusto Martins de Souza – PMI ID: 2243314
– Renato Fernando Brito Vieira – PMI ID 599333

Conselho Consultivo
PMI Capítulo Minas Gerais
Belo Horizonte, 26 de outubro de 2017
Publicado em 27 de outubro de 2017 por admin em Sem categoria

DESIGN THINKING antes de Projeto. E depois? CANVAS, PM VISUAL, MÉTODOS ÁGEIS ou CASCATA?

Muitos projetos nascem baseados na experiência de um patrocinador e muitas vezes não são a melhor solução para o desafio enfrentado. Escopo mal definido, mudanças constantes e vários outros problemas poderiam ser evitados com uma definição mais acertada de como resolver o problema. É exatamente nesse tipo de situação que se encaixa perfeitamente o Design Thinking, uma forma de avaliar a melhor alternativa e construir um projeto consistente para a organização.

Para mostrar como essa técnica pode ser aplicada, o PMI-MG irá realizar um webinar no dia 06/11/2017, com o consultor Robson Camargo, para tratar como essa abordagem pode auxiliar na gestão de portfólio e posteriormente na definição da melhor abordagem para gerenciar o projeto: CANVAS, PM VISUAL, Métodos Ágeis ou Cascata?

Se inscreva e tenha um novo olhar na definição dos seus projetos e principalmente na escolha da melhor abordagem para realizar a execução e acompanhamento, aumentando muito as chances de sucesso dos seus projetos!

Não posso perder esse webinar

 

Publicado em 21 de outubro de 2017 por admin em Sem categoria

Preparatório para Certificação PMI-ACP® – Turma 03

O PMI-MG oferece aos seus membros e à comunidade de interessados em Gerenciamento de Projetos o Curso Preparatório para o Exame de Certificação PMI-ACP® – Agile Certified Practitioner.

Atualmente, esta é a certificação que mais cresce entre as ofertadas pelo PMI®. 

O relatório 2015 Pulse of the Profession® demonstrou que organizações que adotam práticas ágeis e que necessitam responder rapidamente às constantes mudanças de posicionamento de mercado, gerar inovações e se adaptar rapidamente, conseguem entregar seus projetos com maior índice de sucesso que organizações menos flexíveis e mais prescritivas.

A certificação PMI-ACP® carrega um alto nível de credibilidade profissional, pois requer uma combinação de treinamento ágil, experiência de trabalho em projetos ágeis e o exame sobre os princípios ágeis, práticas, ferramentas e técnicas. Além disso, abrange muitas abordagens ágeis como Scrum, Kanban, Lean, programação extrema (XP) e desenvolvimento orientado a testes (TDD), não focando em um determinado framework, prática ou metodologia.

Por isso, não deixe de se inscrever nesse preparatório e turbine sua carreira.

Quero conquistar minha certificação PMI-ACP®

 

Publicado em 13 de outubro de 2017 por admin em Sem categoria

Webinar – Ferramentas e Técnicas em GP: estudo de caso com software livre colaborativo – 10/10/2017

Palestrante: Delermando Branquinho Filho
Realizado em: 10 de Outubro de 2017

Este Webinar é essencialmente “mão-na-massa”!
Veremos um Estudo de Caso onde serão apresentadas ferramentas, técnicas e software para gerenciamento de projetos. Vamos criar uma EAP e o Diagrama de Rede determinando o caminho crítico sem esforço. Criaremos um cronograma com poucos dados, como por exemplo, duração das atividades e suas dependências. O gerenciamento e nivelamento de recursos será revisitado para mitigar impactos no tempo e custo. Usaremos um controle de custos de forma prática.
Ao final faremos um Status Report do projeto.
Tudo isso utilizando um software livre colaborativo!

Publicado em 11 de outubro de 2017 por admin em Sem categoria

Destaques