Certificação PgMP

O Que é a Certificação PgMP®?

A PgMP® é uma credencial do PMI®, que tem como objetivo reconhecer as qualificações dos profissionais que atuam no gerenciamento coordenado de múltiplos projetos, tendo em vista garantir o sucesso de um programa.

Esta certificação tem como objetivo, beneficiar profissionais atuantes no gerenciamento de programas (conjunto de projetos), reconhecendo­os internacionalmente como profissionais com capacidade e experiência para tomar importantes decisões e traçar objetivos estratégicos, tendo em vista otimizar os resultados dos negócios.

 

Porque se certificar?

Diferenciação destacada no mercado da certificação em PgMP®;

Ampliação da empregabilidade do profissional;

Reconhecimento do grau de qualificação atestado internacionalmente;

Possibilidade de adicionar um aumento salarial significativo;

 

Público­ alvo e Requisitos da certificação PgMP®

O público ­alvo da certificação PgMP® pode ser definido como os profissionais com experiência mínima (7 anos) em gerenciamento de programas. Além disso, estes profissionais devem satisfazer a determinados requisitos e aderir ao Código de Conduta Profissional do PMI® (Code of Professional Conduct).

Alguns dos requisitos para a elegibilidade à certificação PgMP®:

1 – Profissional graduado em qualquer curso de bacharelado ou equivalente e deve nos últimos 15 anos ter:

quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos E

quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de programas

 

2 –  Profissional não graduado em um curso de bacharelado deve ter nos últimos 15 anos:

quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos E

sete anos (10.500 horas) de experiência em gerenciamento de programas

 

A competência profissional dos candidatos elegíveis à Certificação PgMP® será verificada em três passos, que seguem descritos na seção abaixo.

 

Exame de Certificação

O exame PgPM® é composto por 3 etapas, as quais seguem abaixo detalhadas:

Avaliação de Competência 1  

A avaliação inicial ocorrerá durante o processo de inscrição. Antes do candidato se tornar elegível a prosseguir com a certificação, ele será amplamente avaliado por um quadro de gerentes de programas quanto à sua experiência profissional.

Avaliação de Competência 2  

O próximo passo da avaliação será um exame de múltipla escolha, através do qual o candidato será solicitado a demonstrar sua habilidade em aplicar seus conhecimentos em questões baseadas em cenários situacionais.

Esta etapa do exame é composta por 170 questões de múltipla escolha, das quais 20 são retiradas do exame como “pré­-teste” e não são pontuadas. A duração do exame é de 4 horas. O exame está atualmente disponível somente na língua inglesa.

Multi­rater Assesment (MRA)  

O último passo será uma avaliação 360 graus onde uma equipe de avaliadores irá verificar as suas habilidades em tarefas pertinentes à disciplina de gerenciamento de programas. Você preencherá uma auto­avaliação e deverá indicar 12 pessoas como referência para que eles o avaliem.

O exame pode ser realizado de duas formas: Paper­based (em papel) ou Computer­based (no computador) ­esta é opção mais utilizada no Brasil. O custo da prova é de:

 

US$ 1.500,00 para membros do PMI®

US$ 1.800,00 para não­ membros

 

Informações Detalhadas sobre Certificação PgMP®

No site do PMI® (www.PMI®.org) estão disponíveis informações detalhadas sobre:

Visão Geral da Certificação PGMP® (Credential Handbook:http://www.PMI.org/PDF/pdc_PgMPhandbook.pdf)

Código de Ética e Conduta Profissional do PMI® (PMI® Code of Ethics and Professional Conduct)

Inscrição online para o Exame de Certificação PGMP® (Online Application)

Respostas para Perguntas Freqüentes (F.A.Q.)

Locais de Realização dos Exames (Exam Locations & Scheduling)

 

Processo de re­certificação

Os candidatos aprovados no exame PgMP® estarão certificados pelo ciclo de três anos. Após o final desse período, os profissionais que conquistaram a credencial PgMP® devem cumprir o Continuing Certification Requirements (CCR), tendo em vista apoiar o desenvolvimento profissional dos Program Management Professionals e a manutenção da Certificação PgMP®.

Os profissionais certificados PgMP® devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) a ciclo de Continuidade da Certificação a cada ciclo CCR. Estes ciclos têm 3 anos de duração e são iniciados em 1º de janeiro do ano em que se obteve a certificação inicial. Adicionalmente, os profissionais devem estar em concordância com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI® (PMI® Code of Ethics and Professional Conduct) para manter a certificação.

O processo de recertificação tem como objetivos:

Dar sustentabilidade à Certificação PgMP®SM como uma certificação global;

Intensificar o desenvolvimento profissional dos certificados PgMP®;

Encorajar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individual;

Oferecer um mecanismo objetivo e padronizado para obtenção e registro das atividades de desenvolvimento profissional.

 

Questões a serem respondidas antes de se optar pela Certificação PgMP®

Esta certificação é a certa para mim? As perguntas abaixo atuam como uma referência para a definição da certificação PGMP® como orientação profissional.

Se você responder “sim” a todas as questões abaixo, é possível que a certificação seja própria para você:

Você tem o nível superior completo (bacharelado ou equivalente) e quatro anos de experiência como gerente de projetos? Ou você tem o ensino médio completo e sete anos de experiência como gerente de projetos?

Você tem pelo menos 4 anos de experiência como gerente de projetos?

Você já gerenciou múltiplos projetos alinhados com os objetivos estratégicos de sua organização?

Os programas que você gerenciou tinham atividades complexas que englobavam organizações, regiões geográficas e diferentes culturas?

Você cria credibilidade, estabelece confiança e mantém aberta a comunicação com stakeholders de diversos níveis, incluindo os externos à sua organização?

Você é responsável por definir e iniciar projetos, por nomear gerentes de projeto para gerenciar custos, cronograma e performance, enquanto garante o sucesso e aceitação do programa?

Você mantém o alinhamento contínuo do escopo do programa com os objetivos estratégicos do negócio e faz recomendações para modificar o programa de forma a otimizar a efetividade com relação aos resultados estratégicos?

Você determina e coordena o compartilhamento de recursos entre os projetos de forma a beneficiar o programa?

Você possui o conhecimento e habilidades para ser efetivo no projeto, no negócio e/ou em ambientes governamentais e tomar decisões que vão de encontro aos objetivos estratégicos?

Você tem habilidades avançadas em finanças, liderança, comunicação, negociação e resolução de conflitos?

Você está familiarizado com o “A Guide to the Project Management Body of Knowledge” (PMBOK® Guide) e o The Standard for Program Management?

 

Destaques